quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tatuagem: Uma ponte ao inconsciente....

Hoje em dia é muito comum as pessoas se tatuarem. Além do significado que o próprio ato representa, observamos que a escolha do símbolo a ser usado não é aleatório. A maioria das pessoas, possui uma ou várias "tatoos". Elas representam a alma daquele que está entrando em um consultório...falando em termos Junguianos, estão ali presentes arquétipos de um inconsciente individual ou coletivo.Também o simples fato de não conseguir expressar em palavras o que sente, faz a pessoa buscar uma maneira simbólica (através do desenho ou imagem) a mais pura expressão. É como se este desenho, esta imagem, funcionasse como uma ponte entre înconsciente e o consciente. Na China antiga, a tatuagem tratava-se de uma invocação permanente, de uma identificação com as forças celestes e, ao mesmo tempo, de um modo muito especial de comunicar-se com estas forças. Ao mesmo tempo, também era uma forma de integração com o grupo social, do qual a tatuagem é um sinal inalterável: é o signo da tribo. Nos dias atuais, o significado é o mesmo, embora a maioria acredite que seja só um modismo. Não é. A tatuagem pertence aos símbolos de identificação e está impregnada de todo o seu potencial mágico e místico.No que se refere à representação simbólica, pode –se exemplificar aqui duas "tatoos" e suas simbologias, deixando em aberto uma reflexão individual.

A primeira "tatoo" , é o desenho de uma sereia em um braço de uma mulher, na simbologia: Representa a sedução mortal, devoradora. Se compararmos a vida a uma viagem, as sereias seriam as emboscadas...sabem o canto da sereia? Te chama, te seduz...te devora! Oriunda dos desejos e das paixões, ela representa as nossas ilusões. Vê-se nelas criações do inconsciente, sonhos que são fascinantes e ao mesmo tempo, aterrorizantes, pois te levam para um não sei onde, esboçam pulsões obscuras e primitivas.A segunda tatoo é a de uma aranha, sua simbologia pode ser citada através da seguinte frase escrita no Alcorão: "A morada da aranha é a mais frágil das moradas". A aranha remete a um grau superior de iniciação...os montanheses que vivem no Vietnã do Sul, atribuem à aranha como sendo uma forma da alma escapar do corpo, durante o sono, como se fosse uma intercessora dos dois mundos: humano e divino. A interioridade invocada pela aranha remete à introspecção e ao narcisismo, onde o ser é absorvido para o próprio centro. Uma aranha ao elevar-se ao longo de seu fio, representa a liberdade, sendo o fio, o suporte da realização espiritual.Assim como os sonhos, as tatuagens também dizem sobre nós. Nos indicam um dos vários caminhos para o auto-conhecimento.

VISITEM: http://www.streettattoostudio.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Nossa, nunca tinha ouvido falar sobre o significado das tatuagens de maneira tão intensa e profunda! interessantíssimo...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o que significa tatuar amor em japonês na barriga.

    ResponderExcluir