quarta-feira, 28 de abril de 2010
STRESS - APRENDA A RELAXAR E SEJA FELIZ !
Hoje em dia o stress é uma palavra muito conhecida e muito utilizada para se explicar o dia a dia agitado e esgotado de muitas pessoas; mas infelizmente é ignorado fazendo com que as pessoas não o vejam como um perigoso sintoma de um grave distúrbio chamado depressão.
Para se evitar o stress e os transtornos causados por ele, basta que você reconheça seus limites, evitando resolver todos os seus problemas de uma só vez.
Você deve compartilhá-los com alguém, pois uma outra pessoa com certeza verá seus problemas por outros ângulos, com uma visão diferente da sua e sobre outros aspectos o que poderá ajudá-lo a chegar a resultados com maior clareza e menos tensão. Procure praticar uma atividade física, pois isso alivia a sensação de opressão ocasionada no dia a dia, relaxando. Dormir e alimentar-se corretamente é fundamental tanto para saúde física como para saúde mental.
Reserve também, um tempo para distrair-se, para sair da rotina; seja participante em atividades diferentes de sua rotina habitual. Procure sempre ir na direção onde as coisas boas estão acontecendo e onde você possa se sentir útil, afastando inclusive o tédio; organize suas atividades e seus horários e nunca se esqueça de que VOCE É ÚNICO e que é impossível fazer tudo ao mesmo tempo.
Evite ainda se confrontar com pessoas que façam parte do seu convívio habitual: seja no trabalho, na escola ou no lar; a concessão de ambas as partes reduz a tensão e o mau humor. Chorar é saudável para aliviar a ansiedade, evitando até enxaquecas e problemas emocionais. A respiração pausada também é eficaz. Procure criar, mesmo que em pensamento, um ambiente calmo e harmonioso. Evite a auto-medicação, pois se os remédios aliviam a tensão temporariamente, também mascaram a causa do problema que por consequência permanece agravando o quadro geral.
sábado, 24 de abril de 2010
Psicologia Hospitalar......
Psicologia Hospitalar é um ramo da Psicologia da Saúde ainda inexistente em vários países mas cada vez mais difundida no Brasil estando incluída no currículo das principais faculdades. Em alguns países o termo Psicologia Hospitalar é considerado inadequado porque pertence à lógica que toma como referência o local para determinar as áreas de atuação, e não prioritariamente às atividades desenvolvidas.O Psicólogo hospitalar atua geralmente segundo um modelo biopsicossocial, que assim como a abordagem holística, busca observar o indivíduo em todos sistemas com quem interage (familiar, social, biológico, psicológico...) simultaneamente e com interrelações constantes entre elas. Mas também existem psicólogos mais voltados para a psicologia clínica atuando geralmente junto com a psiquiatria em hospitais psiquiátricos ou em centros especializados em aconselhamento.É comum que o trabalho do psicólogo seja feito em associação com o Assistente social, principalmente em serviços cujo o objetivo seja Acolhimento Psicosocial.As abordagens mais comuns na psicologia hospitar são a psicologia cognitiva, a psicologia comportamental, a psicologia sistêmica e a psicanálise. Mas assim como em todas as outras áreas essas abordagens aparecem integradas sendo difícil diferencia-las na prática.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Felicidade.......
Viver já é a oportunidade de ser feliz; sofrer é a oportunidade de ver o quanto não sabemos viver!
sábado, 17 de abril de 2010
BULLYING......
sexta-feira, 16 de abril de 2010
quinta-feira, 15 de abril de 2010
AS CORES E A PERSONALIDADE.....
É importante destacar que as preferências de cores, mudam de acordo com o momento emocional do indivíduo.
Aspectos da personalidade de acordo com a preferência:
Amarelo: É a cor da vida; são pessoas otimistas, alegres, idealistas, sonhadoras, alma de artista, fraternos; pessoas ligadas à comunidade e à sociedade.
Laranja: A caracteristica principal de quem prefere esta cor é a de transição; refere-se a um momento de mudança, transformação; geralmente a preferência pelo laranja ocorre por períodos muito curtos.
Preto: São pessoas autoritárias, que não aceitam o tipo de sistema em que vivem: familia, economia, social, ou seja: rejeitam causas exteriores. Também são idealistas e amorosos e não demonstram seu amor por medo de serem magoados.
Violeta: São pessoas que têm necessidade de serem reconhecidas, ou pelo menos tenham a intenção de serem notadas.
Cinza: São pessoas que estão com uma insatisfação muito grande na vida; a aparência pode até ser agradável, mas a tristeza é grande; a pessoa se sente pressionada afetivamente e infeliz, mas nem sempre o demonstra.
Marrom: Significa capacidade que o indivíduo tem para lidar com dinheiro; são pessoas que são cabeças de família; fazem tudo com alegria, só que não se envolvem afetivamente; não são portanto pessoas afetivas.
Verde: São pessoas boazinhas para tudo e para todos, mas são pessoas interesseiras; tudo o que fazem esperam retorno; sabem fazer amizades, viver em sociedade e comunidade, mas sempre com segundas intenções.
Rosa: A característica principal das pessoas que preferem o rosa, é que são pessoas ternas, amorosas, mas que têm dificuldades de expressar esses sentimentos; gostariam de agasalhar à todos, mas têm muitas dificuldade em demonstrar , por medo de serem rejeitados.
Branco: Refere-se a área sexual; a pessoa que tem bloqueio grande na área sexual, excessos de limpeza, sensação de pecado, tem uma preferência em usar o branco e dificuldades de afeto.
Vermelho: A preferência pelo vermelho refere-se à pessoas que têm personalidades guerreiras, combativa; gostam de mudanças; não temem a nada e são pessoas elétricas.
Estampado: É a mistura de cores; indica uma adoração pela vida; é uma pessoa de personalidade vibrante mas que tem altos e baixos.
Dourado: Ligado ao afeto e ao amor, principalmente se direcioná-lo para o chakra cardíaco. É uma cor vibrante, mais potente que o amarelo; é considerada uma cor nobre e serve para a reconstituição de tecidos lesionados, principalmente quando se trata de tumores.
Prata: Ligado à lua e ao mundo espiritual (interiorização); acelera o processo de projetos e pesquisas, favorecendo o mesmo. Está ligado à tecnologia espiritual; em cromoterapia, favorece a destruição de tumores e restauração de tecidos.
Azul: Pessoa conservadora; dificilmente muda de opinião e não gosta muito de mudanças (coisas novas).
terça-feira, 13 de abril de 2010
13 de Abril: Dia Nacional do Beijo.......
Ah o beijo!!! Quando se dá um beijo em alguém movimentam mais de 30 músculos em sua boca e sem contar que aumenta sua auto estima, no mundo todo foi confirmado que pelo menos 90% das pessoas se beijam inclusive ficam ansiosos pelo seu primeiro beijo lembrando pelo resto da vida. Beijo possui vários sentidos significando afeto, luto, celebração, conforto e amor. O beijo é um comportamento que se aprende e que passa de geração em geração, pesquisadores acreditam que o beijo é instintivo que tomam conta como o bonobo que é uma espécie de macaco, sendo relativamente próximo aos humanos onde eles se beijam independente do sexo.
O beijo romântico afeta profundamente a maioria das pessoas a maior parte das pessoas gostam de ser tocada, acariciada isto é parte da sua resposta corporal ao beijo, onde o beijo afeta todo o corpo desde o fluxo sanguíneo até o seu cérebro. Existe até uma comemoração ao beijo tendo o Dia do Beijo que no Brasil é celebrado no dia 13 de Abril, atualmente a maioria das culturas em todo o mundo pratica o beijo, sendo uma sensação muito boa de se beijar inclusive quando há envolvimento com as línguas, beijo no rosto ou na mão significa carinho, amor de amizade que adora a pessoa mas quando existe beijo de língua o sentimento é maior é de paixão de amor.
Objetivo da Terapia Psicológica.....
"O principal objetivo da Terapia Psicológica, não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece no equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade." Carl Gustav Jung
sábado, 10 de abril de 2010
ALGUNS PROBLEMAS TRATADOS PELA PSICOLOGIA ATRAVÉS DA PSICOTERAPIA:
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Tatuagem: Uma ponte ao inconsciente....
A primeira "tatoo" , é o desenho de uma sereia em um braço de uma mulher, na simbologia: Representa a sedução mortal, devoradora. Se compararmos a vida a uma viagem, as sereias seriam as emboscadas...sabem o canto da sereia? Te chama, te seduz...te devora! Oriunda dos desejos e das paixões, ela representa as nossas ilusões. Vê-se nelas criações do inconsciente, sonhos que são fascinantes e ao mesmo tempo, aterrorizantes, pois te levam para um não sei onde, esboçam pulsões obscuras e primitivas.A segunda tatoo é a de uma aranha, sua simbologia pode ser citada através da seguinte frase escrita no Alcorão: "A morada da aranha é a mais frágil das moradas". A aranha remete a um grau superior de iniciação...os montanheses que vivem no Vietnã do Sul, atribuem à aranha como sendo uma forma da alma escapar do corpo, durante o sono, como se fosse uma intercessora dos dois mundos: humano e divino. A interioridade invocada pela aranha remete à introspecção e ao narcisismo, onde o ser é absorvido para o próprio centro. Uma aranha ao elevar-se ao longo de seu fio, representa a liberdade, sendo o fio, o suporte da realização espiritual.Assim como os sonhos, as tatuagens também dizem sobre nós. Nos indicam um dos vários caminhos para o auto-conhecimento.
terça-feira, 6 de abril de 2010
PSICOTERAPIA!!!!
domingo, 4 de abril de 2010
sábado, 3 de abril de 2010
XENOFOBIA!!!!!!!!!!
Xenofobia é o medo (fobia, aversão) que o ser humano normalmente tem ao que é diferente (para este indivíduo). Pode também ser definida por distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao que é desconhecido.Esse termo é ainda usado em um sentido amplo (amplamente usado mas muito debatido) referindo-se a qualquer forma de preconceito, racial, grupal (de grupos minoritários) ou cultural. Apesar de amplamente aceito, este significado gera confusões, associando xenofobia a preconceitos, levando a crer que qualquer preconceito é uma fobia.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Barreiras para a Inclusão Social....
Apesar de atualmente a maioria dos países apresentar alguma legislação que assegura os direitos de todos os cidadãos igualmente, poucas sociedades estão preparadas para exercer a inclusão social em plenitude. Pessoas com dificuldades de locomoção enfrentam barreiras para utilizar os transportes públicos e para ter acesso a prédios públicos, inclusive escolas e hospitais.
A necessidade de se construir uma sociedade democrática e inclusiva, onde todos tenham seu lugar é um consenso. Segundo especialistas, o Brasil é um dos países que tem uma das legislações mais avançadas sobre acessibilidade. O crédito vai, principalmente para a luta do movimento de pessoas com deficiência que compreenderam que a acessibilidade é um dos meios para se alcançar a inclusão social.